É preciso atenção ao fluxo de caixa e controle financeiro, mas também ao clima organizacional e, principalmente, às oportunidades.

Nesse momento é necessário encontrar saídas, manter a produtividade e aumentar o nível de confiabilidade nos controles internos.

O certo é encarar a crise como a chance de dar um salto de qualidade, aproveitando o momento difícil para se consolidar no mercado. É claro que isso não é fácil, mas a crise oferece a chance de fazer com que a criatividade se torne um dos principais diferenciais.

Para que a criatividade possa sobressair, é fundamental que a empresa tenha ótimos controles. Por quê? Ora, para que tudo esteja adequado a nova realidade, além de oferecer aos seus administradores números confiáveis que mostrarão o momento certo de voltar a investir.

Um dos controles fundamentais é o financeiro, ele precisa ser confiável e integrado ao dia a dia da empresa. De maneira geral, o controle financeiro sempre será um dos pilares de qualquer empresa. Em tempos de crise, isso se torna ainda mais importante

Seguem algumas dicas para lidar com a realidade atual e manter a empresa no caminho certo:

1. Reduza os custos desnecessários

Crise é sinônimo não apenas de mais trabalho, mas de reflexão! Muitos custos que acreditamos serem indispensáveis para a empresa, após análise criteriosa podem se tornar desnecessários ou reduzidos.

Por isso, o primeiro passo é mapear todos os custos que você tem na sua empresa (inclusive aqueles que parecem irrelevantes), para que possam ser analisados e mensurados quanto à importância de fato.

Neste ponto, cabe ao empreendedor definir o que é mais importante no negócio, sem que ele perca a essência. Tome cuidado para não cortar custos que comprometam a produtividade e o ambiente de trabalho, pois isso costuma trazer mais problemas do que benefícios para a empresa.

2. Busque novas saídas através da inovação

Suas receitas diminuíram? Busque soluções! Muitas vezes, a crise serve para que você reinvente seu negócio, coisa que dificilmente fazemos em épocas de bonança. Estude a possibilidade de desenvolver novos produtos para mercados ainda não explorados, por exemplo.

Também aproveite a equipe e busque soluções internamente, ouvindo seus colaboradores e demais envolvidos na operação do dia a dia. Nem sempre você precisará de grandes investimentos, pois a inovação acontece em pequenos detalhes. Durante uma crise, o mais importante é a capacidade de tomar decisões.

3. Trabalhe sua equipe

Em épocas de crise, o ideal é ser franco com a equipe e mostrar que, se todos trabalharem juntos e comprometidos, a solução poderá aparecer mais rapidamente. A melhora da produtividade e da qualidade costumam ser fatores determinantes para o aumento de seu fluxo de caixa e, consequentemente, para a manutenção de muitos empregos.

Crises são cíclicas e sempre vão acontecer e é preferível acreditar que a crise é um momento de oportunidade! É preciso ter serenidade!