O Pix é um novo sistema de pagamentos gratuito e instantâneo, criado pelo Banco Central, que permite transferências e pagamentos instantâneos, todos os dias da semana 24 horas por dia, inclusive final de semana e feriados. Sua principal função é agilizar pagamentos.

Similar ao TED ou ao DOC, porém imensamente mais rápido e grátis para pessoa física. Além desta vantagem, pode ser usado para pagar contas, sem cartão de crédito ou boleto, através do escaneamento do QR code nas lojas, por exemplo.

Como obter o PIX?
Primeiro passo é ter conta em um banco ou em uma Fintech. Em seguida: acessar o aplicativo da instituição financeira e cadastrar sua chave no PIX. Esta chave substitui seus dados cadastrais e vira referência para transferências.

Quando começar a usar?
O início será dia 16 de novembro, mas a fase de cadastro começou antes.

Como será o funcionamento do Pix?
A chave Pix será uma forma simples de identificação dos dados do cliente ao realizar uma transação. Se o beneficiário receber um crédito em conta e tiver cadastrado uma chave previamente, só precisará informá-la. Os códigos poder ser CPF, e-mail, telefone celular ou CNPJ, e o cadastro deve ser feito no canal digital do próprio banco.

A novidade traz segurança aos usuários?
Os bancos usarão toda experiência com os sistemas de pagamento, semelhantes aos atuais DOC e TED. De acordo com especialistas, são as melhores tecnologias para segurança cibernética e prevenção a fraudes. Os bancos lidarão com informações de histórico dos clientes, mensageria criptografada, autenticação biométrica e outros meios disponíveis para aprovar as transações.

Como fazer transações com o Pix?
Na momento de fazer uma transação (como pagamento ou envio de dinheiro), o Pix vai aparecer no aplicativo como uma das opções para concluir a operação, ao lado da TED ou DOC, por exemplo. Basta escolher o Pix que a operação será feita pelo Pix. Empresas poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code também. Na hora de fechar o negócio, basta escolher o Pix no seu aplicativo e capturar a imagem do QR Code.